Proporção de autistas entre meninos e meninas
- Marcos Galvan
- May 1, 2024
- 1 min read

A proporção aceita oficialmente, hoje, é de quase quatro meninos autistas para cada menina autista, segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano).
O diagnóstico de autismo em meninas é frequentemente mais complexo e tardio do que em meninos devido a uma variedade de razões, e aqui vou compartilhar algumas delas:
Expressão de sintomas: Meninas com autismo frequentemente exibem sintomas de forma diferente em comparação com meninos. Meninas com autismo podem desenvolver estratégias de MASKING social mais eficazes, imitando seus colegas, o que mascara seus desafios.
Elas também podem se envolver em interesses mais sociais, como brincar com bonecas, o que pode ser considerado "normal" pelas normas sociais, apesar de apresentarem dificuldades significativas em outros aspectos da interação social.
Expectativas sociais: Meninas são frequentemente esperadas a serem mais comunicativas, sociais e empáticas desde cedo. Como resultado, quando uma menina com autismo tenta imitar comportamentos sociais, ela pode passar despercebida por mais tempo do que um menino com sintomas mais óbvios.
Comorbidades: Meninas com autismo frequentemente têm comorbidades como transtornos de ansiedade ou depressão, que podem obscurecer os sintomas do autismo e dificultar o diagnóstico específico.
E esse é mais um motivo para seguirmos trabalhando e espalhando informação para aumentar a conscientização sobre as diferentes maneiras de como o autismo pode se manifestar em nossas crianças e garantir que os profissionais de saúde e educadores estejam bem informados para identificar os sintomas em crianças de todos os gêneros.